O que faz a Criativos - Projeto Saúde

Infelizmente as barreiras que os estrangeiros latino-americanos enfrentam pelo idioma e diferenças culturais são fatos. E, para nós fica notório a dificuldade de acesso às informações locais, ao benefícios sociais, enfim, a forma como esta comunidade encontra-se excluída dos sistemas social e político do Japão.

O que muitos estrangeiros não sabem é que o Japão é um país bastante desenvolvido no tratamento HIV/AIDS, que pode oferecer todo o suporte para um bom tratamento e consequentemente uma melhor qualidade de vida aos portadores.

Por isso, durante todo o ano, realizamos atividades de Suporte para portadores de HIV/AIDS e atividades de Educação e Prevenção para o público em geral.

 

 

Nossas Atividades de Suporte incluem:

• Acompanhamento presencial dos pacientes e Tradução (português ou espanhol) em hospitais especializados em tratamento de HIV, ou em repartições públicas para tramites de assistência social.

• Suporte à distância por telefone, fax, email ou carta. Membros do Grupo se dispõem 24 horas por dia para atendimento às pessoas que vivem com HIV/AIDS para consultas diversas. Além disso, também disponibilizamos horários para atendimento telefônico para dúvidas gerais sobre HIV/AIDS/DST.

• Encontro com pessoas que vivem e convivem com HIV/AIDS buscando prover informações, estreitar a relação médico-paciente e criar um espaço de troca entre pessoas de diferentes nacionalidades.

 

 

Nossas Atividades de Educação e Prevenção incluem:

Aconselhamento pré e pós-teste de anticorpos HIV para o público em geral: esta atividade visa prover orientação prévias e pós teste dos anticorpos para o HIV.

Curso de Capacitação básica para formação de pessoas para atividade de suporte global: capacitamos pessoas para atividades de suporte, tendo como contexto a realidade do estrangeiro residente no Japão. O Grupo também prepara o voluntário para lidar com temas como a morte, sexualidade, exclusão social, etc.

Atendimento telefônico Esta atividade visa tirar dúvidas sobre onde e quando relizar o teste de HIV, como proceder caso seja identificado o vírus, sobre outras doenças sexualmente transmissíveis, etc.

Realizamos também diversas atividades adequadas a cada público, com informações sobre a transmissão e prevenção, aumento da percepção de risco individual em relação à infecção pelo HIV, o uso correto de preservativos (masculino e feminino), o teste de HIV, a diminuição do estigma em relação as pessoas que vivem com HIV/AIDS (PVHA) e o sistema médico para tratamento do HIV no Japão e no Brasil. As atividade de prevenção podem ser através de palestras, oficinas, atendimento individualizado, atividades em grupo, etc.